O piano foi inventado por Bartolomeu Cristofori ( 1655 - 1731 ), encarregado da conservação de instrumentos na corte da família Médici.
Cristofori fabricou ao todo mais de vinte pianos e nos seus últimos modelos já se encontram quase todos os elementos existentes no piano moderno, seja no de cauda (com forma de asa e cordas horizontais), seja no vertical (com cordas verticais). Estes elementos são:
1. As cordas, feitas de aço
Na parte do baixo, (registo grave), para cada nota há apenas uma corda (enrolada com fio de cobre para aumentar a ressonância). Na extensão do tenor, (registo médio), cada nota possui duas cordas e, nas restantes, (registo agudo), são três cordas para cada uma delas. A altura das notas depende do comprimento relativo, da espessura a da tensão das cordas.
2. O mecanismo produtor de som
Este inclui o teclado, os martelos cobertos de feltro e o complicado processo que leva os martelos a bater nas cordas quando são tocadas as teclas.
Mecanismo num piano de Cauda
(martelo a bater nas cordas)
Mecanismo num piano vertical
(martelo a bater nas cordas)
3. A pesada chapa de ferro na qual estão esticadas as cordas, com uma das extrernidades presa ás cravelhas e a outra às aselhas. (Nos modernos pianos de concerto, a tensão total das cordas chega a trinta toneladas ou 30.480 kg; já nos pianos antigos, pelo facto da tensão não ser tão grande, a chapas era de madeira.)
4. Os cavaletes e a tábua de harmonia
Os cavaletes transmitem as vibrações das cordas à tábua de harmonia, cuja ressonância amplia a enriquece a sonoridade.
5. O móvel que encerra as peças acima mencionadas.
6. Os pedais.
O piano vertical, tal como o conhecemos hoje, foi introduzido pela primeira vez por volta de 1800. Principais vantagens:
. ser um instrumento mais barato
. ocupar menos espaço que um piano de cauda.
Assim, tornou-se muito popular, foi um móvel comum na maioria das salas de visita das casas do século XIX.
Repara em pormenor nos martelos. ser um instrumento mais barato
. ocupar menos espaço que um piano de cauda.
Assim, tornou-se muito popular, foi um móvel comum na maioria das salas de visita das casas do século XIX.
Espero que esta breve história sobre o piano vos tenha ensinado algo.
Podem dizer que não gostam...
Podem não querer ouvir até ao fim...
Mas a sonoridade arrancada de um piano, dois ou mesmo três, é espectacular!
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