02/10/2009

De visita ao interior de um piano

O Funcionamento do piano


O Piano de Cauda

O piano foi inventado por Bartolomeu Cristofori ( 1655 - 1731 ), encarregado da conservação de instrumentos na corte da família Médici.
Cristofori fabricou ao todo mais de vinte pianos e nos seus últimos modelos já se encontram quase todos os elementos existentes no piano moderno, seja no de cauda (com forma de asa e cordas horizontais), seja no vertical (com cordas verticais). Estes elementos são:

1. As cordas, feitas de aço
Na parte do baixo, (registo grave), para cada nota há apenas uma corda (enrolada com fio de cobre para aumentar a ressonância). Na extensão do tenor, (registo médio), cada nota possui duas cordas e, nas restantes, (registo agudo), são três cordas para cada uma delas. A altura das notas depende do comprimento relativo, da espessura a da tensão das cordas.



2. O mecanismo produtor de som
 Este inclui o teclado, os martelos cobertos de feltro e o complicado processo que leva os martelos a bater nas cordas quando são tocadas as teclas.








                Mecanismo num piano de Cauda                               
(martelo a bater nas cordas)


   Mecanismo num piano vertical
   (martelo a bater nas cordas)                                               

3. A pesada chapa de ferro na qual estão esticadas as cordas, com uma das extrernidades presa ás cravelhas e a outra às aselhas. (Nos modernos pianos de concerto, a tensão total das cordas chega a trinta toneladas ou 30.480 kg; já nos pianos antigos, pelo facto da tensão não ser tão grande, a chapas era de madeira.)

4. Os cavaletes e a tábua de harmonia
Os cavaletes transmitem as vibrações das cordas à tábua de harmonia, cuja ressonância amplia a enriquece a sonoridade.

5. O móvel que encerra as peças acima mencionadas.

6. Os pedais.


O piano vertical

O piano vertical, tal como o conhecemos hoje, foi introduzido pela primeira vez por volta de 1800. Principais vantagens:

 . ser um instrumento mais barato
 . ocupar menos espaço que um piano de cauda.
Assim,  tornou-se muito popular,  foi um móvel comum na maioria das salas de visita das casas do século XIX.
Repara em pormenor nos martelos



Espero que esta breve história sobre o piano vos tenha ensinado algo.
Podem dizer que não gostam...
Podem não querer ouvir até ao fim...
Mas a sonoridade arrancada de um piano, dois  ou mesmo três, é espectacular!


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